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Modelos de aprendizagem online

Se até no mundo dos esportes modalidades como trail run, mountain bike, duatlo e natação ganharam suas versões de competições online durante a pandemia e com a necessidade do isolamento, fazendo o paralelo para o universo corporativo, são muitas as oportunidades e possibilidades para desenhar estratégias de treinamento, engajamento e desenvolvimento de pessoas online.

Seja na educação básica – formal ou não, ensino superior ou educação corporativa, o uso de novas tecnologias e a aposta na ampliação do uso de educação a distância (EaD) foi potencializada, em especial durante a pandemia, por conta do isolamento social e ampliação do modelo de trabalho remoto e/ou híbrido. Nesse contexto, o modelo da educação online acabou fomentando o desenvolvimento de novas soluções e metodologias que promovam uma melhor experiência para quem já estava acostumado com esse formato de aprendizagem. Assim como para novos usuários que gradualmente começam a aderir e conhecer as possibilidades e oportunidades que o EaD oferece.  

Um dos grandes diferenciais de processos ligados à aprendizagem está na estratégia metodológica adotada. O objetivo principal é garantir que o participante de uma jornada online de desenvolvimento conquiste os objetivos de aprendizagem estabelecidos.  Para isso, compreender o potencial e vocação de usar atividades síncronas e/ou assíncronas em ações de EaD se faz essencial, uma vez que cada modelo apresenta situações e oportunidades formativas muito diferentes entre si. 

Elaboramos esse artigo com essa intenção: trazer mais informações, ideias, referências, sugestões e caminhos possíveis para desenharmos experiências de aprendizagem que sejam de fato significativas e relevantes para o usuário final.

Plataformas e ambientes de aprendizagem online em empresas 

No universo corporativo, acredita-se que as empresas que investem em programas de treinamento e desenvolvimento para apoiar suas estratégias de negócios estabelecem vantagem competitiva que pode levar ao aumento da lucratividade. 

De acordo com um relatório do LinkedIn, 94% dos funcionários potencialmente ficariam mais tempo com uma empresa que investe em ações de treinamento e desenvolvimento (2018). No entanto, apesar de o treinamento corporativo ser considerado uma parte importante do emprego e retenção, as empresas precisam superar os desafios associados à conclusão dos cursos ofertados, em sua grande maioria, em plataformas de aprendizagem online. Ou seja,o desafio mais relevante nesse processo é o de engajar e mobilizar. 

De acordo com um estudo do Brandon Hall Group, o e-learning (aprendizagem online) leva de 40% à 60% menos tempo do funcionário em comparação com o aprendizado tradicional, mas a questão do tempo disponível e do suportes necessários para que o colaborador inicie e termine o curso seguem como os principais ofensores para o sucesso das experiências de formação online.

O que é o formato síncrono?

E quando falamos em engajamento, necessariamente, precisamos abordar os aspectos metodológicos, e então chegamos à discussão sobre quando e como usar formatos síncronos e assíncronos de atividades.

As atividades são síncronas quando acontecem ao vivo e o aluno ou colaborador precisa acompanhá-la em tempo real em seu desktop, ou mobile. Estas atividades podem ser transmitidas por chamadas de vídeo ou lives em plataformas específicas ou em plataformas EaD.

Neste formato, costuma haver maior engajamento e troca uma vez que as pessoas estão juntas, interagindo e podendo trocar com especialistas, mediadores e com os outros participantes. Ao mesmo tempo, este formato acaba limitando a flexibilidade e até inviabilizando a oportunidade de um número maior de pessoas participarem uma vez que existe a limitação do dia e hora estabelecidos e, eventualmente, limite das plataformas de vídeo chamadas quanto à quantidade de usuários online simultâneos.

O que é o formato assíncrono?

As atividades assíncronas ocorrem sem a interação simultânea entre os participantes. Dessa forma, uma maior quantidade de alunos pode ter acesso à atividade e/ou aulas uma vez que o conteúdo é disponibilizado dentro de plataformas de aprendizagem, também conhecidas como ambientes virtuais de aprendizagem (AVA),  onde o professor/especialista em um determinado tema disponibiliza o conteúdo do curso (vídeos, podcasts, animações, infográficos, links, etc) relacionado ao tema que está sendo trabalhado naquele momento. 

No meio corporativo, atividades assíncronas permitem que o profissional consiga se organizar para estudar no melhor tempo e hora. Além disso, este tipo de método permite que cada pessoa caminhe no seu próprio ritmo e faça a gestão do seu processo de aprendizagem de forma mais autônoma. 

No entanto, como falamos anteriormente, este formato traz desafios importantes a serem abordados, uma vez que, se essencialmente assíncrono, acaba por reduzir o nível engajamento – pela baixa interatividade entre usuários com troca de experiências e práticas ao vivo, e também por não termos desenvolvido, desde a nossa educação básica, o hábito de aprender a aprender, estudando, pesquisando e criando nossa própria jornada de autodesenvolvimento.

Exemplos de experiências síncronas e assíncronas

Síncrona

Webconferência

São encontros ou reuniões realizadas através de chamadas de vídeo, com a possibilidade de realização de apresentações de PowerPoint, telas, artigos da web ou dados em tempo real com todas as pessoas que estejam participando da chamada simultaneamente. Algumas das plataformas utilizadas são: Google Meet, Microsoft Teams, Skype, Discord e Zoom.

Live

São eventos transmitidos através das redes sociais que contam com uma ou mais pessoas em apenas uma exibição de tela na qual os telespectadores podem interagir com ela por via dos comentários. Dentre as redes sociais que possibilitam essa comunicação estão: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e TikTok.

Chat

Que também pode ser lido como “bate-papo”, e como as lives, também é muito utilizado através de redes sociais, uma sala de chat é um meio de comunicação através de mensagens de texto ou áudios em tempo real, podendo ser privado ou coletivo. Um exemplo desse tipo de plataforma é o Whatsapp.

Assíncronas

Email/Whatsapp

Permite enviar e receber mensagens, com conteúdos formatados para passar conhecimento, e não apenas, realizar a comunicação entre usuários, podendo conter textos ou imagens através do computador ou celular, de forma assíncrona. Dentre as plataformas que possibilitam o uso de emails estão: Gmail, iCloud Mail, Outlook,  Yahoo, Whatsapp.

Blog 

Trata-se de uma página online na qual pode-se hospedar textos, relatos, depoimentos, imagens, dentre outros tipos de conteúdos informativos ou pessoais. Seus conteúdos são chamados de post e são apresentados em forma cronológica inversa. WordPress, Blogger e Tumblr são as principais plataformas que hospedam apenas este tipo de conteúdo.

Fórum 

Fóruns de discussão online permitem que os usuários compartilhem, debatam ou aprendam mais sobre determinados assuntos levantados nestas páginas da web. Todo o conteúdo destas páginas ficam armazenadas no sistema e podem ser acessadas a qualquer momento.

Plataformas EAD

Com relação ao meio de comunicação assíncrona, para ofertas de cursos de pequena, média ou longa duração, são as plataformas o espaço ideal para promover de forma sistêmica e estrutura cursos e jornadas online de desenvolvimento. Como falamos, nesses ambientes de aprendizagem são publicadas as atividades e/ou aulas gravadas que posteriormente serão acessadas, a qualquer dia e hora, pelos participantes do curso. 

 

A Tamboro aposta nesse caminho: desenvolvemos uma plataforma totalmente gamificada, que usa algoritmos baseados em inteligência artificial que captura dados de aprendizagem de cada usuário no momento em que ele está realizando as atividades em diferentes formatos (vídeo, animação, podcast, etc), essencialmente em dinâmicas assíncronas, para maior ganho de escala, redução de custos e efetividade no processo formativo, validado pelos nossos algoritmos.

Inteligência de dados

Com o uso de plataformas que utilizam inteligência de dados nas atividades síncronas e assíncronas realizadas por alunos ou colaboradores, os dados são armazenados e ficam disponíveis através de relatórios e dashboards automatizados para as empresas. Os gestores conseguem, em tempo real, analisar os pontos fortes e a desenvolver de um indivíduo ou de uma equipe contribuindo com seu plano de carreira e também a identificação dos gaps a serem trabalhados. 

A metodologia criada pela Tamboro apostou, até hoje, em atividades assíncronas individuais e colaborativas. Criamos objetos de aprendizagem onde um usuário colabora e co-cria soluções com outros usuários colocando a mão na massa, produzindo conteúdo e realizando avaliações de pares. Dessa forma, contribuímos para ampliar o repertório de cada colaborador e sistematizamos o conhecimento tácito da equipe que muitas vezes se perde no dia a dia da operação.  

Agora, vamos além! Nós da Tamboro, acreditamos que o modelo híbrido traz ainda mais riqueza para o processo formativo e, a partir deste ano (2022), começamos a trabalhar com construções de experiências de aprendizagem  que podem contar com atividades síncronas e assíncronas, dependendo do tipo de conteúdo e das intenções pedagógicas por trás de cada curso. Nessa perspectiva, passamos a oferecer ao mercado uma experiência ainda mais contemporânea onde, em um mesmo ambiente formativo e avaliativo, podemos promover experiências síncronas e assíncronas totalmente auto guiadas pelos próprios colaboradores.

Reflexões

São muitas as evidências, no Brasil e no mundo, que a educação online a cada dia é mais adotada e se fortalece como um caminho irreversível.  A combinação do crescente interesse por ações de e-learning (aprendizagem online), associado à sua maior utilização devido à pandemia, deixa claro que o mercado tende a consumir mais e mais esse formato. 

Nesse processo, mais inovações e caminhos diferentes tendem a surgir com plataformas mais intuitivas, algoritmos cada vez mais inteligentes e metodologias sendo incrementadas no processo, sempre, com foco em garantir que cada pessoa aprenda mais e melhor.

Na Tamboro, até hoje, sempre apostamos em formatos assíncronos, com atividades individuais e colaborativas, oferecendo uma experiência simples, leve e intuitiva que usa e abusa do microlearning como forma de atrair e engajar os usuários associado aos elementos de gamificação, essenciais também para reconhecer cada participante no processo, aumentando a mobilização e nível de participação em cada jornada oferecida.

Agora damos um passo maior e ainda mais significativo na nossa metodologia, trazendo uma nova forma de ampliação do conhecimento dos usuários explorando atividades síncronas, autoguiadas pelos próprios colaboradores, que em dinâmicas que duram de 60min a 120min , onde os colaboradores terão a chance de refletir, praticar, e realizar troca de conhecimentos e práticas entre si. 

Nos bastidores, nossos algoritmos capturam informações importantes sobre nível de interação e proficiência, ou seja, o nível de conhecimento de cada colaborador sobre aquele determinado tema, sistematizando e formalizando essas informações em relatórios e dashboards automatizados para facilitar que o colaborador e equipe de gestão possam analisar e tomar suas decisões baseados em dados precisos sobre as ações de T&D.

 

Pesquisar, criar, desenvolver e implementar inovações em educação é um caminho sem fim e divertido a ser seguido. Fica aqui o convite para que você continue nos acompanhando, pois, em breve, teremos mais conteúdos relacionados a esse tema!

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