A comunicação é uma habilidade fundamental para qualquer profissional… Além disso, ela também é parte do desenvolvimento de outras competências imprescindíveis para bom desempenho na carreira.
Saber colocar seu raciocínio em palavras e transmiti-lo de forma clara e com objetividade e coerência é essencial para o trabalho em equipe, por exemplo. Mas comunicar-se bem é muito mais do que apenas saber se expressar nas mais diferentes situações – apresentações de projetos, entrevistas de emprego, conversas informais… É também saber ouvir.
Para te ajudar a treinar e desenvolver essa habilidade, selecionamos 7 TEDs – palestras que mostram a importância de uma boa comunicação. São vídeos curtos cheios de dicas práticas para mandar bem na hora de expressar suas ideias – alguns falam especificamente de apresentações em público, mas você pode usar as técnicas em outros momentos da sua vida – da entrevista de emprego a uma reunião de trabalho. Confira!
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Planeje sua apresentação
A americana Nancy Duarte é escritora e especialista em apresentações. Especialista mesmo… Ela é CEO da Duarte Inc., maior empresa de design do Vale do Silício, que já criou milhares de apresentações para grandes organizações. No vídeo “A estrutura secreta das palestras”, Nancy dá lições práticas de como fazer uma boa apresentação, ensinando a estrutura básica que se repete em discursos famosos. Vale para quem tem uma apresentação de trabalho à vista, ou até uma ideia de projeto que precisa ser compartilhada do jeito certo.
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Seja um bom ouvinte
Uma boa comunicação vai muito além do que apenas falar bem, é preciso também saber escutar. O especialista em som, Julian Treasure, explica no TED “5 maneiras de escutar melhor” como se preparar para ouvir conscientemente as outras pessoas e assim ser um melhor comunicador e fazer a conversa render de forma mais produtiva.
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Fique atento à maneira como você fala
O mesmo Julian Treasure explora e como falar e ser ouvido! Ele explica exercícios vocais e técnicas para prender a atenção das pessoas, parecer interessante e ser compreendido pela sua plateia.
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Em caso de timidez, respeite seu espaço, mas compartilhe suas ideias
A escritora americana Susan Cain já teve pavor de falar em público, mas agora mostra em conferências pelo mundo que os tímidos têm muito a oferecer. Ela argumenta na palestra “O poder dos introvertidos” que, em um mundo que valoriza todos que são extrovertidos, os introvertidos têm ideias e soluções inovadoras para mostrar à sociedade.
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Saiba se fazer entender por diferentes públicos
No TED “Fale comigo como um ‘nerd”, a professora e coach Melissa Marshall demonstra como apresentar ideias científicas de forma simples para um público que não é da área. Em menos de 5 minutos, ela dá dicas práticas para fazer apresentações de assuntos específicos para leigos, mostrando que, com uma comunicação eficiente, qualquer tema pode ser explicado para qualquer pessoa.
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O corpo também fala
A linguagem corporal é muito mais poderosa do que você imagina! Segundo a professora e psicóloga social da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Amy Cuddy, a postura influencia não só o jeito como as outras pessoas enxergam alguém, mas também a forma como ela mesma se vê. Nesse, que é um dos TED Talks mais vistos on-line da história do evento, Amy apresenta sua teoria de que “fazer poses de poder” pode levar pessoas à realmente desenvolverem maior confiança…
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Faça que sua ideia mereça ser compartilhada
Sua ideia tem potencial de inspirar outra pessoa? Essa é uma das questões que você tem que avaliar antes de montar uma apresentação. Chris Anderson é curador das conferências TED e já esteve na primeira fila de muitas palestras… Nesse vídeo ele analisa diferentes delas para compartilhar seus segredos. É praticamente um resumo de como conquistar sua plateia. Dê uma olhada!
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