Passo a passo para montar um currículo atraente e se destacar no mercado

Por 27 de março de 2018Carreira

Procurando emprego? Então, baixe o nosso modelo de currículo e aprenda dicas práticas de como preenchê-lo corretamente para revelar suas competências e chamar a atenção dos recrutadores

 Você sabe montar um currículo atraente, capaz de evidenciar suas competências e chamar a atenção dos recrutadores mesmo em processos seletivos com centenas de outros candidatos? Se sua resposta é não, saiba que não está sozinho: esta é a principal preocupação dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho, segundo pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).

 “Dúvidas ao montar o currículo são comuns, afinal, ele não é apenas um relatório da trajetória profissional. O currículo tem que evidenciar as conquistas e as experiências da pessoa para ela conseguir se destacar no meio da multidão de candidatos”, explica Carla Mele Gomes, professora da área de Gestão e Negócios do Senac-SP.

Preparamos um passo a passo para você tirar suas dúvidas e criar um currículo completo, atrativo e, claro, sem erros. AQUI você também encontra um modelo de currículo para preencher e conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Antes de começar, porém, lembre-se de que um bom currículo é aquele que está relacionado ao que a vaga pede. Portanto, analise caso a caso e não tenha apenas um documento padrão para todas as candidaturas. “Outra questão bem importante é que ele tem que ser verdadeiro. O jovem que está entrando no mercado de trabalho e não tem experiência, às vezes, fica tentando criar ou forçar alguma informação, e é importante que não se faça isso”, explica Carla.

Para ela, os três primeiros campos (dados pessoais, objetivo e resumo das qualificações) são a essência de um currículo, é com eles que os profissionais atraem os olhos dos recrutadores e podem ser decisivos para ganhar uma chance na próxima fase. Mãos à obra!

Dicas práticas para um currículo nota 10

O primeiro passo é prestar atenção aos padrões… O currículo precisa estar impecável tanto no que diz respeito à estética quanto no conteúdo – erros de português são inadmissíveis.

Lembre-se: um recrutador analisa centenas de papéis em uma seleção para uma única vaga, sendo assim, ser objetivo e preciso é fundamental.

É essencial ainda que o documento esteja formatado corretamente – nome do candidato em fonte 14, em negrito, corpo do texto em tamanho 12, com preferência para as fontes Arial ou Verdana (indicadas para uma leitura confortável). Se a versão for impressa, o papel não pode estar amassado nem com rasuras.

7 passos para preencher corretamente seu currículo

Use nosso modelo, siga os passos abaixo de como montar seu currículo e quais informações incluir em cada campo, e garanta maior visibilidade entre os recrutadores.

Deixe um comentário