9 lições de CEOs para ter uma carreira de sucesso

Os líderes das grandes empresas do mundo têm sempre um conselho guardado para os profissionais e empreendedores que querem crescer em suas áreas. Descubra alguns deles a seguir (e coloque-os em prática!)

Por 8 de agosto de 2018Carreira

Você ouve por aí que para construir uma jornada profissional de sucesso é preciso saber se comunicar ou exercitar sua liderança, mas ainda não tem certeza sobre o que é realmente essencial para fazer a sua carreira decolar? Inspire-se em quem já chegou lá!

Nós listamos 9 lições de líderes de grandes corporações que podem iluminar seu caminho na hora de refletir sobre sua vida profissional. Foi assim que eles se alcançaram o topo de algumas das empresas mais influentes do mundo. Confira!

  1.  Conheça seu potencial e suas preferências

Pode parecer clichê falar sobre amar o que se faz, mas segundo muitos empresários de sucesso, esse aspecto realmente faz diferença no dia a dia profissional. Bryan Roberts, CEO da Venrock, empresa norte-americana de capital de risco, aconselha que os jovens aproveitem a vida antes dos 30 anos também para experimentar e descobrir com o que gostam de trabalhar.

“Aproveite esse tempo para descobrir o que você realmente gosta e o que realmente é apaixonado. A única coisa que é pior do que o trabalho realmente árduo é trabalhar duro em algo que você não ama”, disse ele em entrevista ao jornal americano The New York Times.

  1.  Faça o que você ama

Tim Cook é o atual CEO da Apple, e também acredita que estar apaixonado pelo que você faz é um passo fundamental para o sucesso. Ano passado, em seu discurso de aceitação de um diploma honorário na Universidade de Glasgow, na Escócia, ele defendeu que trabalhar não deve ser somente ganhar dinheiro, mas sim ter uma carreira que esteja alinhada ao seu propósito.

“Você tem que encontrar a intersecção entre fazer algo que você é apaixonado e ao mesmo tempo algo que está a serviço de outras pessoas. Eu diria que se você não encontrar esse equilíbrio não vai ser muito feliz na vida”, explicou o sucessor de Steve Jobs.

  1.  Encontre seu propósito de vida

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, está passando por um momento de crise nos negócios… Ainda assim, seu discurso para a turma de formandos da Universidade de Harvard em 2017 se mantém relevante e atemporal. “O propósito é aquele sentido de que fazemos parte de algo superior a nós mesmos, que somos necessários, que temos algo melhor no futuro pelo qual devemos trabalhar. O propósito é o que cria a verdadeira felicidade”, disse ele.

Essa sensação de ver sentido em fazer o que se faz quando aliada ao trabalho é muito valiosa, e pode trazer benefícios até fora da esfera profissional. Para Zuckerberg é importante ainda que os jovens da nova geração repensem o conceito de propósito como algo conjunto, buscando que seus projetos sejam relevantes para a comunidade em que estão inseridos.

  1.  Mostre-se proativo e, como líder, valorize seus colaboradores

Steve Jobs, co-fundador e ex-CEO da Apple, ficou conhecido pela genialidade, mas também pela personalidade forte. Mesmo assim, o empresário não desvalorizava o trabalho de seus colaboradores. “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer-lhes o que precisa ser feito; nós contratamos pessoas inteligentes para que eles possam nos dizer o que fazer”, costumava afirmar.

Fica a dica: sempre que possível, mostre sua capacidade aos líderes. Seja proativo, exerça o autogerenciamento e pense fora da caixinha… Grandes líderes vão reconhecer e apreciar suas competências.

  1.   Fique de olho no contexto (e não apenas no detalhe)

A diretora-geral da Swarovski Professional na América Latina, Mônica Orcioli, acredita que o profissional deve se central em dois principais pilares para manter-se relevante. O primeiro deles, a lucidez. Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, ela declarou que devemos sempre “ter a constante noção da velocidade das mudanças que o mundo está vivendo e da mudança que isso representa nas relações entre as pessoas, no consumo como um todo, mas principalmente na relação que o consumidor quer estabelecer com as marcas e as empresas”.

Além disso, Mônica, que foi eleita uma das 40 mulheres mais poderosas do País em 2017 pela revista Forbes Brasil, lembra que um líder deve investir tempo em entender o que é importante para sua equipe, e assim melhorar seus resultados.

  1.   Aprenda a se comunicar

Mais de uma década atrás, em artigo intitulado “As habilidades que você precisa para ter sucesso”, publicado pela BBC News, o co-fundador e ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, já alertava para a importância de desenvolver a capacidade de comunicação e de trabalhar com diferentes tipos de pessoas.

Para ele, mesmo aqueles que trabalhavam na área da tecnologia deveriam se atentar a essa competência. “A inovação de software, como quase todos os outros tipos de inovação, exige a capacidade de colaborar e compartilhar ideias com outras pessoas, sentar-se e conversar com os clientes, obter feedback e entender suas necessidades”, escreveu.

Acha que ainda precisa melhorar sua comunicação? Entenda aqui como desenvolver essa habilidade fundamental para o sucesso profissional e alavancar sua carreira.

  1.   Leia muito e atualize seus conhecimentos

No mesmo texto, Gates revela que a “paixão pelo aprendizado contínuo” também o ajudou em sua trajetória. O magnata costumava ler muito, e sobre os mais variados assuntos. “Ter esse tipo de curiosidade sobre o mundo ajuda qualquer pessoa a ter sucesso, não importa que tipo de trabalho decida seguir”, conclui.

Vale também ficar sempre antenado nos tópicos que são tendência no mercado, como novos termos e conceitos.

  1.    Lembre-se: comunicar-se também é escutar

O bilionário britânico Richard Branson é criador do grupo Virgin, um conjunto de empresas atuantes em diferentes setores e países pelo mundo, além de ser autor de diversos best-sellers sobre negócios.

Um dos princípios que Branson mais destaca é que a boa comunicação também depende da escuta. “Ser um bom ouvinte é absolutamente crítico para ser um bom líder; você tem que ouvir as pessoas na linha de frente. Ouvir nos permite aprender uns com os outros sobre o mercado, e sobre os erros que devem ser cometidos para chegar a qualquer lugar que seja original e disruptivo”, aconselha.

  1. Visualize sua carreira como uma escalada

Em seu livro campeão de vendas “Faça acontecer”, Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, reúne seus conselhos profissionais às mulheres e cita uma metáfora atribuída à jornalista Pattie Sellers: “carreira é um trepa-trepa, não uma escada”.

“A escada é limitante – a pessoa só pode subir ou descer. Já o trepa-trepa pode ser explorado de maneira mais criativa. Existe apenas uma maneira de chegar no alto de uma escada, mas existem muitas maneiras de chegar ao alto de um trepa-trepa”, diz, no livro. Aproveite os diferentes pontos de vista que essa escalada pode oferecer enquanto você está trilhando a sua trajetória profissional, sempre tendo em mente que uma  carreira de sucesso não é um caminho único e pré-determinado.

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