5 metas urgentes que todo profissional precisa alcançar para ter sucesso na carreira

Por 19 de julho de 2018Zona de impacto

Descubra quais são as novas habilidades que você provavelmente não vai aprender na universidade, mas  precisa desenvolver para garantir seu emprego no futuro

São muitas as mudanças no mercado de trabalho nos últimos anos, e tudo indica que as transformações ocorrerão cada vez mais rápido. Por outro lado, nem todas as habilidades que você precisa para se destacar nesse novo contexto estão sendo ensinadas na sua universidade ou curso técnico.

Se você se pergunta quais são essas habilidades, o Institute For The Future (IFTF), instituto sem fins lucrativos do Vale do Silício que estuda possíveis caminhos para o futuro, listou algumas delas – e nós resumimos aqui para você!

Confira as cinco “super skills” (super habilidades) que, de acordo com especialistas, um profissional deve dominar para manter-se em alta no mercado de trabalho do futuro…

1.    Ter uma marca pessoal forte

Diante da quantidade de informação disponível hoje (e no futuro ainda mais), inclusive sobre os profissionais, construir uma imagem de valor para si mesmo será essencial para garantir seu lugar no mercado de trabalho. Independentemente da sua área de atuação, sua marca pessoal deverá mostrar quem você é e quem quer ser e, além disso, deve ser construída baseada em um cenário global – considerando diferentes culturas e como elas podem se relacionar daqui para frente.

2.    Alcançar a chamada fluência digital

Para ter sucesso daqui para frente, é preciso fazer a relação homem-máquina dar certo! Isso significa aprender a trabalhar de forma integrada com a tecnologia mais do que apenas aprender a utilizá-la, conhecendo sua linguagem, códigos e aplicativos. Afinal, o futuro reunirá robôs, sistemas de Inteligência Artificial e pessoas em uma mesma equipe, mas será a inteligência humana que determinará de que maneira essa força de trabalho será usada.

3.    Conseguir manter uma rede de contatos sólida

Entender que é necessário uma rede de pessoas a sua volta é essencial para ter sucesso de agora em diante. O futuro que nos espera é cheio de transformações rápidas, e o que IFTF sugere é que você mantenha todas as portas abertas e use sempre seus pontos de referência – que vão de escolas, comércios a pessoas conhecidas nas várias esferas da vida. Assim, diante de mudanças bruscas, você poderá encontrar novas oportunidades em várias frentes, inclusive na carreira.

4.    Ter a capacidade de lidar com a complexidade

O futuro será complexo, e a complexidade pode parecer um caos sem a habilidade de conectar pontos e pensar os problemas de uma forma mais simples e objetiva. Por isso, segundo o relatório, é essencial que o profissional moderno apresente a capacidade de ter uma mente flexível, que pense para além do óbvio, que tenha disponibilidade para procurar novas possibilidades e soluções com criatividade.

5.    Desenvolver a resiliência

Não podemos ignorar que o futuro também promete ser muito arriscado e cheio de situações extremas para o ser humano. Desastres naturais estão aumentando, a temperatura dos debates políticos no mundo também… Vem daí a quinta “super skill”: resiliência, a capacidade de adaptar-se e de superar mudanças ou situações adversas. Mas o comprometimento com o desenvolvimento dessas habilidades sociais, de inteligência emocional e empatia também terá grande valor no mercado de mercado de trabalho, porque podem transformar obstáculos em oportunidades.

Deixe um comentário