7 segredos para causar uma boa primeira impressão

Por 14 de junho de 2018Carreira

A imagem que os outros profissionais têm de você pode ser determinante na carreira e nos processos seletivos. Saiba como deixar uma marca positiva logo no primeiro encontro

Com certeza você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica. No mundo dos negócios, essa máxima é lei! Quando falamos de processos seletivos, por exemplo, 51% dos recrutadores decidem nos primeiros 5 minutos de uma entrevista se o candidato é bom para um cargo, segundo estudo norte-americano.

Mas o julgamento automático sobre outra pessoa pode ser ainda mais rápido: apenas no primeiro “olá” – como concluíram, em 2014, pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, e de Princeton, nos Estados Unidos. Eles mostraram que pessoas atribuem opiniões sobre a personalidade de alguém logo ao ouvir um “oi”, o que acontece, provavelmente, porque na história da nossa espécie tomar decisões rapidamente sobre quem era confiável e podia se aproximar já foi uma habilidade fundamental para a sobrevivência.

“Uma boa primeira impressão é muito importante para se estabelecer relações de confiança, segurança e engajamento”, aponta José Roberto Marques, Master Coach e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Ele lembra que o nervosismo e a insegurança podem atrapalhar, mas que é importante ficar atento ao próprio comportamento a fim de causar uma boa impressão ao conhecer outras pessoas.

No ambiente corporativo, além de ser facilitadora para o networking – quando alguém gosta de você, há mais chances de ela dar atenção a você –, a primeira impressão também leva a relacionamentos melhores e mais duradouros com clientes, além de gerar empatia entre colegas de equipe.

Dicas para uma primeira impressão inesquecível

Reunimos, então, alguns segredos para ajudar você a causar uma boa impressão no ambiente profissional, seja em processos seletivos ou no dia a dia dos negócios. Confira!

1) Seja sempre pontual

Não se atrasar para os seus compromissos é essencial para evitar desconforto logo ao conhecer alguém. A dica é válida tanto para quem vai para uma entrevista profissional quanto para quem já está empregado. Lembre-se de que os outros profissionais também estão com o dia cheio, e um pequeno atraso em uma reunião pode ser bastante irritante, além de prejudicar a rotina dos outros…

2) Atenção à linguagem corporal

O que o seu corpo diz também é fundamental no primeiro contato. Mantenha uma postura ereta, mas que demonstre conforto e abertura para o diálogo. Evite cruzar os braços, permanecendo com as mãos livres, mas sem gesticular em excesso.

3) Sem euforia no aperto de mão

No cumprimento com um aperto de mão, fique atento para demonstrar firmeza e autoconfiança, porém não exagere no entusiasmo e na força porque eles podem dar a impressão de muita ansiedade. Mão muito solta também não pega nada bem…

4) Mantenha o foco

Durante uma conversa, reunião ou entrevista, todos querem mostrar suas qualidades, mas não caia na armadilha de desviar-se muito do assunto discutido só para demonstrar algum conhecimento que não se aplica ao caso – isso pode soar arrogante. Concentre-se no que está sendo dito e lembre-se: às vezes, menos é mais!

5) Evite polêmicas

No ambiente profissional, evite abordar assuntos polêmicos que podem levar desconforto a outras pessoas. Tenha empatia e exponha suas opiniões sempre buscando o equilíbrio. É fundamental ouvir outras pessoas com respeito, mesmo que elas pensem de forma diferente que você.

6) Esteja preparado

Se lhe for solicitado ou você souber que pode contribuir positivamente em uma reunião que você conhece a pauta, liste os tópicos que pretende abordar antecipadamente – evitando o esquecimento e se mostrando organizado. Em processos seletivos, estude para as etapas que envolvam

7) Seja autêntico, mas cuidadoso

Seja sempre você mesmo, mas tenha cautela e observe o que em seu comportamento pode causar uma primeira impressão ruim. Pessoas mais expressivas e expansivas, que se comunicam com maior empolgação, podem a transmitir uma imagem mais invasiva. Por outro lado, pessoas que analisam mais as situaçõe são mais introspectivas, o que também pode dificultar a interação com os outros. Procure amenizar os excessos. Equilíbrio é a palavra de ordem para causar uma boa impressão!

Deixe um comentário