Tamboro

7 dicas para manter a produtividade no trabalho neste fim do ano

Feriados prolongados, decoração de natal nas ruas, festa de confraternização, fim de ano chegando… O clima de descanso começa a dar o ar da graça e fica mais difícil ser tão produtivo quanto gostaríamos quando já estamos pensando nas festas que vêm por aí.

Para não sair do ritmo e comprometer o rendimento no trabalho, reunimos algumas dicas de como manter a produtividade alta mesmo no fim do ano.

Vamos te ajudar a alcançar suas metas para que possa aproveitar os momentos de descanso mais relaxado… \o/

Mas, atenção, as práticas indicadas a seguir valem para qualquer época do ano, principalmente se a agenda estiver lotada e as tarefas forem muitas… Fique ligado!

 

O QUE FAZER PARA SER MAIS PRODUTIVO NO TRABALHO

  1. Defina pequenas metas para manter a produtividade

Quando anotamos nossas tarefas por fazer de maneira genérica, olhar para as atividades acumuladas pode ser assustador. Isso porque é mais estressante e menos eficiente fazer uma lista de grandes projetos ou objetivos…

O melhor é anotar o passo a passo de cada projeto, criando pequenas metas. Assim, seu tempo fica mais organizado e você conseguirá ter uma ideia mais clara de como está evoluindo.

  1. Anote todas as tarefas

Um bom método para se organizar é utilizar um planner, uma agenda personalizável que se adapta ao seu cotidiano. Você pode baixar AQUI um modelo exclusivo de planner semanal, no qual é possível organizar as tarefas prioritárias e ter uma visão geral da sua semana – e você não precisa esperar 2019 chegar para começar, o planner pode ser usado o ano inteiro!

  1. Encontre uma forma de lutar contra a procrastinação

Você sente que procrastina, ou seja, adia muito suas tarefas, principalmente aquelas mais difíceis? Fazer relatórios sobre o progresso de suas tarefas pode ajudar a manter o foco nas metas especificas. Assim, adiar o que precisa ser feito se tornará mais difícil.

Vale criar alertas na agenda do celular para lembrá-lo de criar os relatórios de progresso. Se quiser, pode pedir para um colega para ajudá-lo a se lembrar dessa tarefa.

  1. Fique atento à lista de tarefas (mas não muito)

Cuidado para não usar a sua própria organização como um meio de procrastinar e gastar tempo desnecessariamente. Faça isso logo pela manhã, listando o que deve ser feito e qual a prioridade dos itens.

Mas não se esqueça de que tarefas mais fáceis devem ganhar um tempo menor na sua agenda do que tarefas mais complexas – parece óbvio, mas separar mais tempo do que necessário para uma atividade simples pode te levar a gastá-lo com outras coisas fora da lista, como redes sociais, por exemplo, e te distrair das suas obrigações.

  1. Ouça música

Você sabia que ouvir sua playlist favorita pode ajudar na sua produtividade? Segundo pesquisa da empresa britânica de neuromarketing Mindlab International, 88% dos profissionais entrevistados realizam suas atividades de maneira mais eficiente quando estão ouvindo música.

  1. Entenda como seu corpo e sua mente funcionam

Analisar em que horário do dia você trabalha melhor e mais desperto é um passo essencial para manter sua produtividade no trabalho.

Se você é uma pessoa matutina, por exemplo, priorize as tarefas mais importantes no começo do dia, evitando estar muito cansado caso se dedique a elas no fim do expediente… Mas se você é uma pessoa mais animada durante a tarde, organize seu dia de modo que as tarefas mais complexas fiquem nesse período em que estará se sentindo mais produtivo. Cada profissional é diferente e deve encontrar sua maneira de trabalhar com maior eficiência!

  1. Não deixe o perfeccionismo te parar!

Tentar fazer tudo de uma maneira perfeita pode atrapalhar – e muito – seu desempenho profissional. Isso porque o perfeccionismo causa um desperdício de tempo e energia em projetos que poderiam ser entregues muito antes.

Por isso, exercite o desprendimento e assuma a ideia de que não existe perfeição: faça o que melhor pode fazer, da maneira mais produtiva que puder.

Sair da versão mobile