O começo do ano é um momento de muitas resoluções: aprender um idioma novo, conseguir a esperada promoção, mudar de carreira… Mas o tempo começa a passar e a maioria desses sonhos não vira um objetivo concreto.
Segundo a especialista em desenvolvimento humano e coach, Priscila Boer, ter um direcionamento e estabelecer prioridades é essencial para atingir qualquer meta, e isso se aplica tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Bom para manter o otimismo
Determinar metas também contribui diretamente para a manutenção do otimismo durante o ano. Um objetivo bem traçado esclarece o significado de cada ato e tarefa para o profissional, o que o motiva a alcançá-lo.
E você pode fazer isso sem depender da empresa onde trabalha, já que o planejamento pode (e deve) ser feito tanto para metas profissionais quanto pessoais. Inclusive, colaboradores que se programam passam a ser mais valiosos para as empresas – seja porque essa organização causa um aumento na produtividade e um melhor desempenho, seja porque eles passam a influenciar os colegas a fazer o mesmo.
Como estabelecer metas profissionais ou pessoais: método 5W3H
Chegamos à parte prática: para estabelecer seus objetivos do ano de maneira efetiva, você pode usar um modelo de mapeamento que vai te dar a visão do todo, além das orientações necessárias para alcançar seus planos.
O segredo para tirar seus ideais do papel e torná-los realmente possíveis, segundo Priscila, está em conseguir estabelecer uma meta específica – ou seja, muito bem detalhada. Para fazer isso, você pode usar o método de gestão administrativa chamado 5W3H, onde W e H fazem referências à pequenas perguntas em inglês.
O que você vai fazer é desenvolver um plano de ação para cada uma das suas metas, estejam elas relacionadas ao trabalho ou não, respondendo:
- WHAT? O que você pretende fazer, o objetivo
- WHY? Por que você fará isso?
- WHERE? Onde será feito?
- WHEN? Quando será realizado?
- HOW? Como será feito?
- HOW MUCH? Quanto vai custar (aqui você pode listar tanto valores em dinheiro como também em tempo para a execução)
Ao responder esses questionamentos, você terá um mapa de atividades que vai auxiliá-lo no passo a passo da execução de qualquer projeto. Nele, a especialista destaca a importância de determinar o WHY, ou seja, o porquê de cada meta, com cuidado. “Se você não sabe por que você quer algo, qualquer outra coisa que acontecer vai fazer você perder seu foco. É o significado que mantém a meta viva”, explica.
É por isso que muitas vezes não conseguimos sustentar planos que nos são propostos no trabalho, mas nos quais não vemos finalidade – o famoso “fazer por fazer”.
Os benefícios desse processo:
– Organizar seus objetivos melhora o desempenho profissional
Ter um planejamento do que você deve fazer e uma ideia de onde vai chegar aumenta significadamente sua motivação e, com ela, seu desempenho no trabalho.
– Identificar suas prioridades deixa tudo mais fácil
Ao desenvolver suas metas, você terá também uma definição de suas prioridades naquele ano. Assim, quando as tarefas começarem a se acumular, você saberá o que fazer primeiro…
– Metas auxiliam no gerenciamento de tempo e na produtividade
Com a organização dos seus objetivos, você começará também a gerenciar melhor o seu tempo, a fim de cumprir seus prazos, o que vai melhorar sua produtividade na vida.
– Você passa a delegar funções
Organizando suas metas, também ficará mais claro que você não é capaz de abraçar o mundo nem de se comprometer com uma infinidade de projetos no mesmo período. Mas isso é bom: saber determinar o que é capaz de fazer com qualidade e o que deve passar adiante é fundamental para um bom profissional.