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Treinamento para franquias: para que serve e como fazer?

O modelo de franchising é uma das melhores opções para quem deseja empreender, especialmente pelo apoio e capacitação oferecidos pela franqueadora ao investidor através do treinamento para franquias oferecido aos novos franqueados.

Por isso, para o sucesso da franquia e dos franqueados, a rede franqueadora deve investir na capacitação dos investidores, através de treinamentos desenvolvidos, que sempre levam em consideração as necessidades do negócio e o aprendizado da rede.

Do contrário, o tipo de serviço e atendimento poderia ser diferente de uma unidade para outra, e isso sempre é evitado pelas franquias.

Explicamos agora a importância, para que serve, quais os principais tipos e também como elaborar um bom plano de treinamento para franquias. 

Confira o conteúdo abaixo e ótima leitura!

Qual a importância do treinamento para franquias?

O desenvolvimento dos franqueados é fundamental para que uma rede de franquias se desenvolva e ganhe capilaridade, se adaptando às particularidades de cada cidade ou região, mas mantendo a cultura organizacional e os valores da empresa.

Por isso, desenvolver um treinamento para franquias que ofereça aos novos franqueados todas as informações e ferramentas necessárias para que eles possam operar com qualidade e segurança é essencial para esse crescimento.

O treinamento eficiente garante que haja integração entre franqueado e franqueadora, permite o desenvolvimento de habilidades de gestão, liderança e acompanhamento estratégico e 

Também permite identificar oportunidades de melhoria nos processos operacionais da rede, além de ampliar o entendimento da cultura organizacional.

Para que serve o treinamento para franquias?

Fazer a gestão de uma franquia é uma tarefa que exige experiência, determinação e estudo e, por isso, é fundamental que o franqueado esteja amparado pela franqueadora para lidar com os desafios inerentes do mercado em que está inserido.

Além disso, o desenvolvimento do trabalho pelo franqueado impacta diretamente na percepção da marca e da rede de franquias pelo público e, por isso, os resultados da unidade franqueada estão diretamente ligados à imagem da franqueadora como um todo.

Qualquer falha de gestão é responsabilidade direta e indireta da franqueadora, o que torna o treinamento parte fundamental do desenvolvimento de redes de franquia de sucesso; já que ele permite que os investidores sejam capazes de gerir suas unidades de forma qualificada e eficiente.

Também vale ressaltar que o treinamento para franquias permite a transferência de conhecimento sobre a gestão operacional, sobre os processos diários da unidade franqueada e também sobre os principais desafios que o franqueado irá enfrentar. 

O Know-how do mercado e das práticas na área muitas vezes não são coincidentes com o que o franqueado possui, muito menos seus colaboradores. Então treinamentos e aprendizagem contínua nas empresas se revelam como algo muito importante não só no  futuro, mas no presente também.

Quais os tipos de treinamento para franquias?

Agora que você já entendeu melhor a importância do treinamento para franquias, é interessante saber também os principais tipos de treinamento oferecidos pelas redes franqueadoras e os momentos em que eles são importantes.

Além de compreender as diferenças entre cada um deles, conhecer os tipos de treinamento também ajudará você a definir o calendário de treinamentos de sua rede de franquias e definir o melhor caminho para capacitar as pessoas e equipes.

Listamos abaixo alguns dos principais formatos de treinamento para redes de franquias e explicamos os objetivos e funcionamento de cada um deles. Confira!

Treinamento inicial

Como o próprio nome já diz, o treinamento inicial é o primeiro contato do franqueado com a cultura organizacional e estratégica da franquia, sendo um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento da operação de uma nova unidade franqueada.

Nesse primeiro treinamento, são apresentados a missão, visão e valores da franqueadora e a identidade da marca, demonstrando quais as expectativas da marca com relação à postura dos novos franqueados com relação às políticas da empresa.

No treinamento inicial, também são apresentados os detalhes da rotina de operação da franquia, seus processos operacionais e de gestão, as ferramentas de acompanhamento de resultado e também os canais de suporte oferecidos pela franqueadora para o desenvolvimento do negócio.

Em geral, o treinamento inicial é oferecido em formato presencial, mas com as mudanças trazidas pela pandemia de COVID-19, muitas redes franqueadas migraram seus treinamentos para formatos híbridos ou mesmo para treinamentos totalmente remotos, utilizando ferramentas de videoconferência e EAD.

E claro, existem também soluções de treinamento e de avaliação de performance, como a da Tamboro.

Treinamento de motivação de equipes

Parte do sucesso de uma unidade franqueada está na capacidade da liderança motivar os colaboradores durante o dia a dia das operações e, como isso impacta diretamente a percepção de marca dos clientes, é papel da franqueadora desenvolver estratégias para melhorar a motivação das equipes como um todo.

Por isso, é importante que também sejam oferecidos treinamentos que tornem os franqueados multiplicadores de conhecimento e facilitadores da cultura da franquia e das boas práticas da rede.

Os treinamentos focados em motivar e desenvolver os franqueados e os colaboradores é fundamental para que estejam prontos para que busquem sempre os melhores resultados e levem consigo a visão e os valores da rede ao dia a dia do trabalho.

Treinamento de atendimento ao público e vendas

Para redes de franquias que atuam com atendimento direto ao público ou que possuem atividades de venda, desenvolver treinamentos e capacitações de atendimento ao público e vendas é parte fundamental do sucesso das unidades e da rede franqueada como um todo.

É importante que existam estratégias de capacitação continuada, com materiais e treinamentos desenvolvidos de acordo com as boas práticas da rede, para garantir a excelência no atendimento ao público.

Algo muito utilizado é uma abordagem profunda em soft skills, uma vez que habilidade interpessoais são extremamente importantes no mundo de vendas e de atendimento ao público.

Treinamento de reciclagem

Redes de franquia de sucesso investem em treinamento constante e continuado, o que significa que também existem treinamentos de reciclagem de conhecimentos, para atualizar materiais e informações e trazer aos franqueados novas informações e aprendizados.

Esse tipo de treinamento para franquias é de grande importância para manter o padrão da rede franqueada e deve ser oferecido de forma periódica, visando manter o alinhamento estratégico entre a franqueadora e as unidades franqueadas e deve ser realizado sempre que houver mudanças nas políticas, produtos ou serviços da rede.

Treinamentos gerenciais

Por fim, também é importante falarmos dos treinamentos gerenciais, que são considerados elemento estratégico fundamental para o desenvolvimento das franquias e envolvem todo o aprendizado da rede, oferecido aos gestores das novas unidades.

Complementar ao treinamento inicial, o treinamento gerencial é focado nos processos administrativos, processuais, financeiros e operacionais da unidade franqueada e permite que os novos franqueados se envolvam, de forma teórica e prática, com o dia a dia de operação da rede.

Vale ressaltar que é de extrema importância esse tipo de treinamento para motivar e capacitar da melhor forma possível as lideranças nas empresas e nas franqueadas. Gestores que promovem uma “liderança tóxica” poderá ser um verdadeiro problema em sua empresa ou unidade. Falamos sobre isso nesse dia.

Treinamentos presenciais e treinamentos à distância para franquias

Muito tem sido discutido a respeito dos treinamentos presenciais e treinamentos à distância para franquias, em especial durante as restrições impostas pela pandemia recente de COVID-19, que levou diversas redes franqueadas a adotarem modelos híbridos ou mesmo modelos totalmente online para seus treinamentos.

Os treinamentos presenciais oferecem como vantagens a interação interpessoal entre os novos franqueados e a possibilidade de conhecer a rotina de operação de uma unidade franqueada. 

Já os treinamentos à distância oferecem maior versatilidade para os franqueados, que não precisam se deslocar até o local, aumentando também o número de novos franqueados que podem participar de um mesmo treinamento.

Nos dois modelos, no entanto, é fundamental que a rede franqueadora se prepare para esclarecer dúvidas, apresentar o funcionamento dos processos e do negócio e detalhar regras, diretrizes e políticas da rede, de maneira a permitir o início das atividades das novas unidades.

5 dicas para elaborar um bom plano de treinamento para franquias

Agora que você já conhece os tipos de treinamento para franquias e também as principais diferenças entre os treinamentos presenciais e à distância, é interessante conhecer algumas dicas para elaborar um bom plano de treinamento. 

Veja mais a seguir:

1- Estruturação da equipe

O primeiro passo para desenvolver um treinamento eficiente e de sucesso é contar com uma equipe dedicada, qualificada e que esteja pronta para elaborar o treinamento e ministrá-lo aos novos franqueados.

Ela também será responsável por desenvolver os materiais necessários, responder as dúvidas e questionamentos e auxiliar nas dificuldades que possam surgir ao longo do treinamento e deve ser escolhida e capacitada com cuidado.

2- Preparação dos materiais

Também é importante que os materiais didáticos estejam revisados e atualizados para que os franqueados recebam informações claras, precisas e de qualidade sobre a marca, suas regras e premissas, para que compreendam as boas práticas da rede e seus valores.

3- Disponibilização dos materiais

É fundamental que os franqueados tenham acesso fácil aos materiais sempre que necessário, durante o treinamento ou depois dele, para que possam tirar dúvidas, esclarecer pontos que não entenderam ou mesmo rever informações.

Uma prática interessante e que tem sido adotada por muitas redes franqueadoras é gravar os materiais e treinamentos e disponibilizá-los em formato de vídeo para os franqueados, de forma que possam tê-los sempre ao alcance.

4- Atualização constante do conteúdo

A qualidade das informações de um treinamento está diretamente relacionada a sua atualização e, por isso, é importante que o conteúdo seja revisado e atualizado sempre que necessário, e que as mudanças e atualizações sejam repassadas aos franqueados para que tomem conhecimento delas.

5- Suporte permanente ao franqueado

Por fim, é fundamental destacar que os treinamentos são parte importante do desenvolvimento de novos franqueados, mas o suporte permanente é que garante o desenvolvimento sustentável das novas unidades e que permite que as redes se consolidem e aumentem sua relevância.

Como é possível perceber, o treinamento para franquias é fundamental para o desenvolvimento sustentável das redes da empresa e/ou marca e também para o sucesso das unidades franqueadas, por meio da capacitação dos novos investidores.

Além de oferecer conhecimentos técnicos necessários para a operação da unidade, o treinamento também permite que o empreendedor (ou investidor) que adquiriu uma loja ou unidade compreenda os valores e padrões da rede e tire dúvidas sobre o dia a dia da operação.

O que você achou de saber mais sobre a importância do treinamento para franquias, os principais tipos de treinamento para redes franqueadas e de nossas dicas para elaborar um bom plano de treinamento para franquias? 

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