Educar crianças é um processo antigo, feito há milhares de anos pela humanidade. Com isso, mestres e professores se especializaram por anos em maneiras diferentes de ensinar crianças e adolescentes, para supostamente prepará-los para a vida adulta. Mas hoje em dia se torna cada vez mais importante treinar também os adultos para renovar conhecimentos ou desenvolver novas habilidades para o mercado de trabalho e para a vida.
Por isso criamos essa série de artigos sobre “Como os adultos aprendem”, abordando conceitos, metodologias e técnicas específicas para potencializar o desenvolvimento de adultos.
O primeiro tema é a Andragogia: uma ciência voltada para orientar adultos a aprender e a se desenvolverem, independente de suas idades.
Vamos explicar hoje em detalhes o que é a andragogia, para que serve e como ela é aplicada no mundo corporativo.
Andragogia: O que é?
Andragogia é a vertente da educação direcionada aos adultos. Ela se baseia na motivação e no autoconhecimento, e promove na maioria das vezes atividades práticas, em que a pessoa “aprende fazendo”.
Se a pedagogia ensina crianças, a andragogia se refere a técnicas e estratégias para criar um ambiente de estudos e aprendizagem propícios para os adultos, que possuem necessidades diferentes das crianças.
Como o adulto aprende?
Se crianças e jovens conseguem aprender apenas ouvindo, isso não é uma realidade quando estamos falando de adultos. Os adultos possuem certos filtros mentais que fazem eles não prestarem atenção em uma palestra ou aula, caso julguem elas pouco interessantes. E isso se amplia com a existência de smartphones e outras distrações dos dias de hoje.
Por isso que, para ajudar adultos e pessoas de sua equipe a aprenderem, é necessário engajá-los com atividades recorrentes, que tragam benefícios práticos, com metodologias atrativas (por exemplo o microlearning, que falaremos em um próximo post).
Malcolm Knowles, um pesquisador americano, considerado por muitos o “Pai da Andragogia“, desenvolveu seis princípios da educação de adultos, elementos que devem ser considerados em qualquer plano educacional.
- A necessidade de conhecer: é preciso deixar claro as razões para aprender tal tema, ou seja, qual o benefício que a capacitação trará para sua vida pessoal e profissional e quais as consequências caso não o faça. Só assim o adulto se abrirá para o aprendizado.
O estudo forçado dificilmente agregará ao participante. Ao contrário, mostrar os benefícios pode reduzir os índices de desistência e absenteísmo.
- Autoconceito do aprendiz: Adultos tendem a ser mais autônomos e autodirigidos na busca do conhecimento, em especial quando têm maturidade e consciência para entender quais lacunas de conhecimento precisam preencher. Para fomentar o protagonismo do indivíduo, a empresa pode oferecer diversos cursos e deixar que a pessoa escolha como trilhar sua jornada de desenvolvimento.
- Utilizar as experiências prévias: adultos trazem consigo experiências que são fonte de aprendizagem. Essas vivências moldam como o indivíduo interpreta e encara o mundo – seu modelo mental. Deste modo, é preciso partir de suas experiências para construir o conhecimento. Atividades como resolução de problemas, estudos de casos, atividades práticas e simulações geralmente oferecem melhores resultados do que atividades passivas ou apenas expositivas.
- Prontidão para aprender: é mais fácil engajar um adulto no aprendizado de conteúdos que supram suas necessidades no momento que aparecem. A prontidão para aprender em adultos está atrelada ao desenvolvimento de suas tarefas. Para programas de treinamento, isso significa oferecer conteúdos no momento em que são necessários e que serão utilizados na rotina do profissional.
- Orientação para aprendizagem: a aplicação prática do conhecimento é importante para os adultos. A aprendizagem será mais valorizada se o ajudar a resolver problemas do dia a dia. Por isso, a resolução de problemas, superação de desafios e a contextualização dos conceitos é importante para engajar esses estudantes.
- Motivação: Embora elementos como salário, promoções e outros motivos extrínsecos possam ter impacto no cumprimento de marcos de treinamentos, os aspectos intrínsecos como melhoria de qualidade de vida, realização profissional, autoestima, entre outros, são mais poderosos motivadores para adultos. Devemos trabalhar ambos aspectos em formações corporativas para atingir metas de desenvolvimento.
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Para implementar um programa de desenvolvimento bem sucedido em sua empresa é preciso considerar todos esses princípios, colocando o seu usuário – os profissionais que se beneficiarão dos treinamentos – no centro de todo o desenho. Dessa forma, você baseará suas decisões no que é melhor para o usuário e proporcionará a melhor experiência a eles.
Leia também: Como potencializar o processo de aprendizagem em sua empresa?
Andragogia e as tecnologias educacionais
A tecnologia está transformando a educação. A distância e a presença física deixaram de ser importantes, ou fatores limitantes, no mundo da educação.
Graças ao uso de aplicativos e plataformas de ensino, as pessoas conseguem aprender quando querem e quando lhes convém – sem a necessidade de todos os envolvidos estarem fazendo suas aulas ao mesmo tempo. Com a possibilidade de acessar conhecimentos no momento em que precisa, os estudantes certamente valorizarão muito mais o conteúdo, melhorando a retenção e o sucesso do treinamento.
Por outro lado, as novas tecnologias e maior acesso às informações requer mais autonomia do aprendiz, que deve ser protagonista de seu desenvolvimento e gerir suas dedicação aos estudos.
Outro importante técnica no mundo dos treinamentos corporativos é a gamificação (ou gamification, em inglês) que se tornou pré-requisito nas plataformas educacionais. Muitas pessoas acreditavam que essa metodologia iria, inicialmente, apenas cativar os mais jovens. Entretanto, a gamificação possui excelentes resultados com adultos, pois estes ficam mais ativos e interessados em suas aulas e programas de ensino. A Tamboro tem um artigo exclusivo sobre o mundo da Gamificação. Leia ele aqui.
As técnicas de gamificação utilizam vários elementos importantes no conceito de andragogia como superação de desafios, aplicação prática do conhecimento, premiação, motivação extrínseca e intrínseca, entre outros.
São esses aspectos – tecnologia aplicada ao ensino de adultos – que estão tornando a educação continuada cada vez mais próxima da realidade para os profissionais.
Falamos sobre a educação continuada (Lifelong Learning) nesse artigo.
Educação para sua equipe: aplicando a andragogia ao mundo corporativo
O direcionamento oferecido pela Andragogia favorece e muito o desenvolvimento de competências no mundo profissional, principalmente aquelas que uma empresa mais precisa e que tem dificuldades de encontrar no mercado de trabalho.
Juntando a tecnologia, as diversas técnicas do mercado e a andragogia, você consegue criar um ambiente educacional em que as pessoas sentem vontade legítima em aprender e em crescer.
Isso é feito por meio de treinamentos corporativos, grupos de estudo (com comunicação horizontal e não vertical) e também do incentivo de gestores.
Deseja também criar um ambiente de desenvolvimento coletivo?
Os próximos posts trarão um aprofundamento de técnicas aplicadas para o ensino de adultos como o microlearning e o aprender fazendo.
Se você quer colocar tudo isso a disposição do programa de treinamentos da sua empresa, conheça a plataforma da Tamboro que conta com o suporte da nossa equipe de arquitetura de aprendizagem! Vem falar com a gente clicando aqui.