A área de treinamento e desenvolvimento aproveita muito os métodos utilizados pelo People Analytics, conseguindo informações mais detalhadas para que a trilha de desenvolvimento de carreira de cada colaborador seja feita de forma mais efetiva, baseada em dados.
O trabalho realizado pela Tamboro na área de T&D lança mão da captura de dados de forma contínua. Assim, é possível gerar insights a partir do nível de engajamento e de proficiência – conhecimento sobre determinado conteúdo ou competência – de cada colaborador/equipe. O algoritmo também consegue identificar colaboradores com menor efetividade e, com estes dados em mãos, os gestores podem sugerir planos de desenvolvimento para cobrir gaps e levar a equipe a conquistar as habilidades necessárias para desenvolver seu máximo potencial.
Quanto mais dados e análises, maiores as chances de melhorar os resultados do negócio. Por exemplo, redução de turnover é uma das evidências possíveis de identificar com uso de people analytics: ter as pessoas certas, com as habilidades e competências essenciais bem desenvolvidas, na área certa da empresa, é um dos resultados promovidos por equipes de gestão que usam dados para analisar e tomar decisões.
Mas o que exatamente é People Analytics?
People Analytics é uma metodologia de gestão de pessoas que, assim como sugere o nome, tem como objetivo analisar indivíduos através de dados coletados, para que seja possível uma visão mais detalhada e estratégica de cada colaborador. Vindo de diversas fontes, as informações são aplicadas em diversos processos empresariais, como por exemplo, a contratação de novos colaboradores ou até em processos de sucessão. Além disso, também é utilizada na retenção de talentos, uma vez que as informações podem ser usadas para evitar insatisfações e motivos para que um colaborador deseje mudar de empresa.
Outro processo em que a metodologia pode ser aplicada é na produtividade, sendo capaz de identificar os pontos que geram satisfação para a equipe, além de ser capaz de analisar as performances individuais, permitindo a criação de diagnósticos para a melhora de rendimento individual e coletivo, facilitando as movimentações de cargos dentro da mesmo empresa, seja para job rotation no intuito de melhor alguma performance de soft skills ou hard skills, como também para ocupar vagas verticais ou horizontais.
A metodologia foi criada a partir de uma necessidade de algumas empresas, principalmente vindas do RH, para localizar dados dos funcionários quando fosse preciso e às vezes não era possível localizar. Além disso, com a chegada da internet no meio corporativo, a quantidade de dados aumentou exponencialmente, dificultando ainda mais esse processo. Foi assim que o Big Data, a matéria-prima do People Analytics foi criado. Mas o que é o Big Data?
Nada mais é do que um grande volume de dados, agrupados em um lugar para facilitar a pesquisa e o uso dessa grande quantidade de informações, buscando um bom uso delas. Para isso, existem quatro princípios básicos para que o Big Data seja usado de forma eficaz, sendo eles: volume, variedade, velocidade e veracidade de informações.
Desde o seu surgimento na farmacêutica Merck, em 2001, e seu aprimoramento na Google anos depois, o People Analytics vem se tornando uma tendência na área de gestão de pessoas, uma vez que busca melhorar a eficiência e o ambiente de trabalho, baseado na cultura organizacional da empresa. Além de promover a fuga do pensamento simplista de que resultados são tudo o que importa para o sucesso da empresa.
A gestão de pessoas é fundamental para o seguimento de uma empresa, que por ser um organismo vivo com sua própria cultura e personalidade necessita de grandes quantidades de informações para se manter organizada. O People Analytics serve para aumentar as chances de melhores tomadas de decisões, além de diminuir o impacto negativo quando um eventual erro ocorrer. Essa metodologia ainda tem muito o que evoluir na sua aplicação por ser recente, mas com um potencial enorme para melhorar a qualidade de diversas empresas.
Nós da Tamboro amamos esse tema! Se quiser conversar mais com a gente sobre, só entrar em contato conosco por aqui.