Você é uma pessoa criativa? Acredita que criatividade é um dom? Pois, na verdade, essa é uma habilidade que você pode – e deve – desenvolver. E é justamente sobre isso que alguns dos mais vistos e famosos TEDs do mundo tratam.
TED (sigla para Tecnologia, Entretenimento e Design) é uma série de conferências realizadas mundo afora para refletir sobre novas ideias e estimular a inovação, nas quais profissionais de diferentes áreas compartilham conhecimento – o melhor: tudo fica disponível on-line, em vídeos de menos de 20 minutos, estimulando o aprendizado contínuo e democrático.
Para entender melhor a importância de repensar o processo criativo no seu dia a dia e te ajudar nesse projeto, reunimos 7 palestras imperdíveis sobre como desenvolver a criatividade em um só lugar. Assista e comece a incluir essa habilidade, tão desejada no mercado de trabalho, na sua vida!
-
“Como frustrações podem inspirar a criatividade”
Com a empolgante história dos bastidores do álbum de piano mais vendido no mundo, o jornalista e economista Tim Harford fala sobre a influência dos problemas no processo criativo e a importância da criatividade para ultrapassar as dificuldades – inclusive no trabalho.
-
“Alimentando a criatividade”
Elizabeth Gilbert é autora do livro best-seller “Comer, Rezar, Amar” (2006), entre outras obras. Em sua palestra aborda, a partir de seu depoimento pessoal, o processo criativo artístico, refletindo sobre a ideia de genialidade – é preciso ser um “gênio” para ser criativo?
-
“Sobre criatividade e jogos”
Nesta palestra, o designer Tim Brown, CEO da IDEO, famosa consultoria de inovação, e autor do livro “Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias” (2010), fala sobre a relação entre a criatividade e os jogos. Ele também apresenta alguns exercícios para desenvolver o pensamento criativo que dá para experimentar em casa…
-
“Os hábitos surpreendentes dos pensadores originais”
“São necessárias muitas ideias ruins para se chegar a algumas boas”, afirma o psicólogo organizacional Adam Grant nessa apresentação. Ele, que testou por muitos anos grandes exemplos de produtividade e sucesso no trabalho, reflete sobre qual seria a origem das ideias criativas, e apresenta três hábitos de pessoas que ele chama de “pensadores originais”. Vale a pena conferir!
-
“De onde vêm as boas ideias”
Nesse TED Steven Johnson, autor do livro que leva o mesmo título da palestra, deixa de lado a ideia popular – e equivocada – de a que pessoas já nascem genialmente criativas, e explora como algumas ideias surgem de momentos de inspiração coletiva.
-
“Como gerir a criatividade coletiva”
Como manter uma equipe que mantém um fluxo de ideias e não só depende de alguns poucos “criativos”? É isso que a professora de Harvard, Linda Hill, explica neste TED. Ela passou por empresas como a Pixar e o Google para entender quais são as ferramentas necessárias para descobrir e gerenciar a criatividade no trabalho diário de forma coletiva.
-
“Será que as escolas matam a criatividade?”
Nesse que é o TED Talk mais assistido de todos os tempos, o britânico Sir Ken Robinson debate como a estrutura educacional tradicional enfraquece a criatividade, ao invés de estimulá-la. Ele afirma que “estamos educando as pessoas para serem menos criativas”, e relembra importância de revermos nosso sistema educacional diante das mudanças tecnológicas e do mercado de trabalho… Tudo isso de forma muito divertida.