Com certeza você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica. No mundo dos negócios, essa máxima é lei! Quando falamos de processos seletivos, por exemplo, 51% dos recrutadores decidem nos primeiros 5 minutos de uma entrevista se o candidato é bom para um cargo, segundo estudo norte-americano.
Mas o julgamento automático sobre outra pessoa pode ser ainda mais rápido: apenas no primeiro “olá” – como concluíram, em 2014, pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, e de Princeton, nos Estados Unidos. Eles mostraram que pessoas atribuem opiniões sobre a personalidade de alguém logo ao ouvir um “oi”, o que acontece, provavelmente, porque na história da nossa espécie tomar decisões rapidamente sobre quem era confiável e podia se aproximar já foi uma habilidade fundamental para a sobrevivência.
“Uma boa primeira impressão é muito importante para se estabelecer relações de confiança, segurança e engajamento”, aponta José Roberto Marques, Master Coach e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Ele lembra que o nervosismo e a insegurança podem atrapalhar, mas que é importante ficar atento ao próprio comportamento a fim de causar uma boa impressão ao conhecer outras pessoas.
No ambiente corporativo, além de ser facilitadora para o networking – quando alguém gosta de você, há mais chances de ela dar atenção a você –, a primeira impressão também leva a relacionamentos melhores e mais duradouros com clientes, além de gerar empatia entre colegas de equipe.
Dicas para uma primeira impressão inesquecível
Reunimos, então, alguns segredos para ajudar você a causar uma boa impressão no ambiente profissional, seja em processos seletivos ou no dia a dia dos negócios. Confira!
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Seja sempre pontual
Não se atrasar para os seus compromissos é essencial para evitar desconforto logo ao conhecer alguém. A dica é válida tanto para quem vai para uma entrevista profissional quanto para quem já está empregado. Lembre-se de que os outros profissionais também estão com o dia cheio, e um pequeno atraso em uma reunião pode ser bastante irritante, além de prejudicar a rotina dos outros…
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Atenção à linguagem corporal
O que o seu corpo diz também é fundamental no primeiro contato. Mantenha uma postura ereta, mas que demonstre conforto e abertura para o diálogo. Evite cruzar os braços, permanecendo com as mãos livres, mas sem gesticular em excesso.
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Sem euforia no aperto de mão
No cumprimento com um aperto de mão, fique atento para demonstrar firmeza e autoconfiança, porém não exagere no entusiasmo e na força porque eles podem dar a impressão de muita ansiedade. Mão muito solta também não pega nada bem…
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Mantenha o foco
Durante uma conversa, reunião ou entrevista, todos querem mostrar suas qualidades, mas não caia na armadilha de desviar-se muito do assunto discutido só para demonstrar algum conhecimento que não se aplica ao caso – isso pode soar arrogante. Concentre-se no que está sendo dito e lembre-se: às vezes, menos é mais!
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Evite polêmicas
No ambiente profissional, evite abordar assuntos polêmicos que podem levar desconforto a outras pessoas. Tenha empatia e exponha suas opiniões sempre buscando o equilíbrio. É fundamental ouvir outras pessoas com respeito, mesmo que elas pensem de forma diferente que você.
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Esteja preparado
Se lhe for solicitado ou você souber que pode contribuir positivamente em uma reunião que você conhece a pauta, liste os tópicos que pretende abordar antecipadamente – evitando o esquecimento e se mostrando organizado. Em processos seletivos, estude para as etapas que envolvam
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Seja autêntico, mas cuidadoso
Seja sempre você mesmo, mas tenha cautela e observe o que em seu comportamento pode causar uma primeira impressão ruim. Pessoas mais expressivas e expansivas, que se comunicam com maior empolgação, podem a transmitir uma imagem mais invasiva. Por outro lado, pessoas que analisam mais as situações são mais introspectivas, o que também pode dificultar a interação com os outros. Procure amenizar os excessos. Equilíbrio é a palavra de ordem para causar uma boa impressão!