Verdades Secretas

10 lições aprendidas após mais de 20 anos no mundo do trabalho - e que eu adoraria que tivessem me contado lá no começo da minha carreira

Por 15 de janeiro de 2019Coordenada

O início da vida profissional traz uma série de desafios. Um dos menos valorizados pelas pessoas são os aspectos comportamentais e culturais. Após mais de 20 anos no mundo do trabalho, eu diria que aprendi algumas lições que valem a pena ser compartilhadas. Se alguém tivesse me dito tudo que aprendi ao longo dos anos lá atrás, eu teria feito diferente? Não sei dizer. Mas se alguma coisa fizer sentido pra você e for útil já estará de bom tamanho.

  1. Seja você um estagiário ou CEO da empresa, todo mundo lida com situações que não faz a menor ideia de como vai resolver.

  2. Você impressiona positivamente mais as pessoas ao seu redor pela sua postura no dia a dia do que por todo o conhecimento acumulado em anos de estudo (claro que este último também é importante).

  3. Se você não contar às pessoas sobre o seu temperamento (mais expansivo, concentrado, colaborativo etc.) e como gosta de trabalhar, ninguém vai adivinhar.

  4. Pedir ajuda, antes de ser uma demonstração de fraqueza ou ineficiência, é um sinal claro de maturidade e responsabilidade.

  5. Esforce-se para entender a natureza do trabalho das pessoas com as quais você lida diretamente. Na maioria das vezes elas realmente não estão querendo lhe tirar do sério, simplesmente querem fazer o trabalho delas.

  6. Não perca tanto tempo com trocas intermináveis de e-mails apenas porque você acha que precisa deixar tudo registrado para que no futuro você tenha a comprovação da sua posição sobre determinado assunto. Muitas vezes uma ligação de 5 minutos põe tudo no seu devido lugar.

  7. A cada novo desafio que se apresentar, pergunte claramente o que esperam de você. O “óbvio” pode ser um adversário terrível no dia a dia do trabalho.

  8. Apesar de cultivar relações informais ser algo muito comum na cultura brasileira, esquecer que você está em um ambiente de trabalho e que existem sim níveis de responsabilidade diferentes entre as pessoas, mais do que ingenuidade, pode ser muito ruim para o seu desenvolvimento profissional.

  9. Você não precisa concordar com tudo que as lideranças da empresa dizem e fazem. Bons líderes abrem espaço para ouvir opiniões dissonantes, mas saber a hora de recuar também é importante. Não pega nada bem ficar numa discussão eterna quando uma decisão já está tomada.

  10. Aproveite os primeiros anos da sua vida no mundo do trabalho para entender o tipo de profissional que você é. Não há nada de errado em ser especialista em um determinado assunto e deixar a gestão para quem tem as habilidades necessárias ou interesse em desenvolvê-las.

O mundo contemporâneo é cada vez mais uma rede complexa de informações e aprendizagens, ou seja, o conhecimento valioso pode vir de muitos lugares. Sendo assim, eu me pergunto: quais “verdades secretas” um jovem profissional diria para alguém que já está há muito tempo no mercado?

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