A diferença de um currículo para uma startup e para uma grande empresa

Veja o que deve ser adaptado para tornar seu perfil mais atraente em diferentes processos seletivos

Por 7 de novembro de 2017Carreira

Qual informação chama mais a sua atenção na descrição da vaga ao enviar seu currículo para uma seleção de emprego? Talvez você responda o salário ou os requisitos pedidos, mas sua percepção não deve parar por aí. Ao se candidatar a um novo emprego, é importante dar atenção ao tipo de empresa que está recrutando, principalmente se for uma startup, segmento em crescimento no país.

Segundo dados deste ano da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o Brasil possui mais de 3 mil empresas neste modelo de negócio. Se você pretende se candidatar a uma vaga em uma delas, o ideal é alterar seu currículo para destacar as competências mais requisitadas por essas empresas.

De acordo com a especialista em recrutamento e seleção e Professora de Gestão de Pessoas do Institute Business Education da Fundação Getúlio Vargas (IBE-FGV), Ligia Molina, os processos seletivos das startups buscam profissionais que compartilhem os valores da empresa e se adaptem ao diferente modelo organizacional. As startups procuram profissionais que tenham grande gana por conhecimento, pelo novo, por inovação, explica.

Entenda o perfil da empresa

É importante fazer uma pesquisa prévia na internet e, no caso de vagas colocadas por agência, ficar ainda mais atento às informações da descrição da vaga. Depois, você deve adequar seu currículo ao perfil da empresa, mostrando quais qualidades tem que são pedidas no anúncio e como você se identifica com os valores da empresa. Por exemplo: se a empresa é multinacional, dê destaque aos idiomas; se pede disponibilidade para viagens, não se esqueça de incluir esse item.

 “Isto é importante: o profissional não pode simplesmente padronizar o currículo e enviá-lo da mesma forma para todas as empresas”, aponta Ligia. Ela explica que a experiência profissional pode não mudar de um caso para o outro, porém é possível mencionar projetos e vivências diferentes, dependendo do que é mais relevante para cada vaga.

Entenda se seu perfil combina com o da empresa

Uma confusão comum é classificar qualquer empresa pequena como uma startup. Na realidade, essas empresas se caracterizam mais por seus modelos de negócios inovadores, que geram crescimento rapidamente, mas com condições de maior risco do que as empresas tradicionais. Saber sobre esses aspectos é fundamental quando se candidata a uma vaga em uma startup, pois o profissional deve mostrar que está disposto a vivenciar a cultura diferente da de muitas empresas.

Os profissionais não chegam preparados para uma startup, eles precisam passar por um aculturamento porque eles vêm, às vezes, muito enraizados no sistema tradicional”, explica Ligia. De maneira prática, os profissionais que já estão no mercado devem dar destaque às suas experiências anteriores que podem ajudar no desenvolvimento da startup, enquanto quem está ingressando no mercado de trabalho, ou tem pouca experiência, pode destacar o conhecimento acadêmico, pensando como ele pode agregar valor à empresa.

No currículo para uma startup, deve ser mencionada a vontade de encarar um novo desafio de forma direta em um breve relato de seus objetivos no corpo do e-mail, quando essa for a forma de entrega, ou no campo “objetivo”, quando o currículo for enviado de outra maneira.

 

Como administrar bem seu currículo:

  • Antes de enviar o currículo para uma empresa, leia com atenção a descrição do que é solicitado para a vaga pela qual se interessou.

  • Procure informações e estude sobre a empresa para ajustar a linguagem, o formato e o modo de apresentar suas informações.

  • Coloque as informações mais importantes primeiro.

  • Destaque seu interesse pela vaga no campo “objetivo”.

  • Caso já tenha experiência no que é solicitado, cite exemplos.

  • Adeque seu currículo conforme os requisitos da vaga, mas não se esqueça de que o mais importante é ser verdadeiro! Não invente experiências ou qualificações.

 

Deixe um comentário