Quer conquistar as melhores vagas de emprego? Siga essas 5 dicas…

Conheça e desenvolva as habilidades indispensáveis a todo profissional que quer ter destaque em sua carreira no novo mercado de trabalho.

Por 6 de agosto de 2018Carreira

Das pequenas às grandes empresas, os recrutadores buscam profissionais que, além de conhecimentos estratégicos em suas áreas de atuação, tenham características que colaborem para o sucesso da organização. Procuram-se profissionais de visão global, que tenham capacidade de olhar o negócio como um todo, e também sejam habilidosos para identificar oportunidades e problemas antes mesmo que eles se instalem, dificultando o dia a dia da empresa.

Parece complicado, mas há algumas competências fundamentais que habilitam qualquer um a se destacar no mercado de trabalho moderno: são as chamadas soft skills ou habilidades comportamentais…

Opostas às hard skills – habilidades mais técnicas geralmente mais específicas conforme cada setor profissional –, as comportamentais se destacam por serem essenciais em qualquer profissão, pois possuem componentes ligados ao temperamento humano, que resultam em maior capacidade crítica, analítica e de relacionamento.

5 habilidades para conquistas as melhores vagas

Então, fique ligado em 5 habilidades necessárias para conquistar as melhores vagas de emprego, desenvolva-as e se prepare para se destacar nas  próximas oportunidades profissionais. Acompanhe!

  1. Comunicação

Sempre presente nos estudos sobre as habilidades mais importantes para o futuro do trabalho, a comunicação é uma das ferramentas básicas para um bom desempenho das organizações porque evita erros e mal-entendidos entre colaboradores, ajuda a disseminar ideias no ambiente corporativo e também é fundamental para o exercício do trabalho em grupo – a colaboração é outra competência indispensável para os profissionais do século 21.

Um bom comunicador se expressa de maneira clara e consegue se adaptar aos diferentes públicos. É por isso que o poder da comunicação é um aliado na construção de uma boa relação entre diferentes gerações: por meio da interação entre elas é possível desenvolver-se conhecimentos que só são aprendidos na prática, a partir da experiência e da troca entre as pessoas.

  1. Resolução de Problemas

O estudo “New Work Smarts”, da Fundação para Jovens Australianos (The Foundation for Young Australians), divulgado no ano passado, analisou mais de 20 bilhões de horas de trabalho realizadas em mais de 400 ocupações para entender quais habilidades e competências vão crescer nos próximos anos.

A pesquisa prevê que os trabalhadores passarão de 18 horas semanais dedicadas à resolução de problemas em 2014, para 27 horas em 2030… Já imaginou o tamanho do desafio que você tem pela frente?

Uma pessoa capaz de resolver de problemas complexos tem um repertório de ferramentas e métodos aplicáveis aos desafios que surgem, articulando soluções de maneira mais simples. Com isso, o trabalho de um profissional com essa habilidade é muito mais organizado, produtivo e também criativo.

  1. Empatia

Refere-se à capacidade de perceber o outro e de se colocar no lugar dele, também muito ligada à Inteligência Emocional que, por sua vez, potencializa outras habilidades. Um profissional empático é melhor negociador, mantém relações mais saudáveis no ambiente de trabalho e é um líder mais respeitado.

O grupo das habilidades socioemocionais que, além de empatia, conta com competências como capacidade de adaptação e de negociação deve crescer até 2030, segundo pesquisa da consultoria norte-americana Mckinsey, e garantir a permanência de muitos profissionais no mercado mesmo diante dos avanços tecnológicos e automação de postos de trabalho.

  1. Resiliência

A resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças e situações adversas, e será cada vez mais valiosa diante de um futuro que promete apresentar muitos desafios e transformações cada vez mais aceleradas – atritos políticos, crises humanitárias e econômicas devem ser considerados em nosso contexto atual.

Um profissional que consegue se adaptar bem às mais diferentes situações é um colaborador com o qual a empresa pode sempre contar e, por isso, sempre será valorizado.

  1. Criatividade

Ah, a criatividade! Muitos acham que ela é um dom, mas a verdade é que ela pode ser desenvolvida assim como outras habilidades…

Ser criativo no mercado de trabalho contemporâneo pode ser útil desde a seleção para uma nova vaga de emprego, como em casos em que currículos criativos são muito bem-vindos, até no dia a dia profissional para resolver problemas com soluções nada óbvias – viu como as competências estão, no fundo, conectadas?

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