Música no trabalho aumenta mesmo a produtividade?

Estudos mostram que aquela sua playlist preferida pode ajudar a render mais. Mas é preciso ficar atento a alguns detalhes...

Por 10 de maio de 2018Inspiração

Você costuma estar sempre com fones de ouvido, escutando suas playlists preferidas até no trabalho? Ou, quem sabe, tem até mesmo uma seleção especial de músicas para a hora da labuta? Talvez esse hábito possa ajudar você a ser mais produtivo!

Segundo pesquisa da empresa britânica de neuromarketing Mindlab International, 88% dos profissionais entrevistados realizam suas funções de maneira mais eficiente quando estão ouvindo música. A cada 10 colaboradores, nove produzem melhores resultados quando trabalham ouvindo música se comparado a quando o fazem em silêncio.

Para a pesquisadora e musicoterapeuta Mirian Steinberg, o hábito pode ser benéfico para incentivar o trabalho, mas é relativo a cada indivíduo. “Não há receitas: a concentração é uma função cognitiva que varia em cada pessoa. Uns se concentram mais escutando música, outros no silêncio. Alguns com música erudita e outros com rock pesado”, explica.

Os neuropsicólogos da empresa do Reino Unido declaram também que os estilos musicais importariam: a música clássica ajudaria em casos de cálculos e necessidade de atenção; a pop no trabalho com dados; músicas mais animadas seriam ideais para ganhar agilidade em leituras; enquanto, no caso de atividades que envolvessem escrita ou informações novas, a melhor escolha seria aquelas apenas instrumentais, já que as letras poderiam atrapalhar.

Tudo em prol do humor

Uma explicação para os benefícios da música no trabalho seria sua relação com o aumento de produção da dopamina, uma substância neurotransmissora, que tem relação direta com a sensação de prazer e com capacidade de manter o foco.

“O corpo recebe a música não só pelas vias aéreas do canal auditivo, mas também pela vibração no corpo que, dependendo da música, nos atinge e modifica nosso humor no momento”, explica a musicoterapeuta.

A forma como a música vai influenciar nosso cotidiano – inclusive no trabalho – passa também pela maneira como nos relacionamos e damos atenção a ela. “Há variações de escuta: desde indiferente até uma escuta intensa que gera expressões de emoções, movimentos e ações, como a de cantar junto. A música pode fazer alguém se lembrar de situações, de pessoas, nos transportar para outro tempo e espaço, bem como pode incomodar bastante também se o foco da sua atenção estiver em outra coisa”, aponta Mirian.

Em 2005, a pesquisadora e professora da Universidade de Miami, Teresa Lesiuk, já havia descoberto que o hábito de ouvir música afeta o desempenho profissional. A partir de um estudo com especialistas de Tecnologia da Informação, a pesquisa mostrou que quem ouvia música – de livre escolha – era mais ágil e tinha melhor performance justamente porque as melodias melhoravam o humor.

O que levar em conta antes de escolher a playlist

A PhD em Música pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido,  Anneli b. Haake, indicou em seu site os critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher o que ouvir no trabalho. Mas não se esqueça de considerar o contexto em que você está e cuidado para não desobedecer à política da empresa! Confira:

  • Escolha as faixas com cuidado

Pense bem em como cada música funciona para você, porque a estrutura de uma melodia pode motivar diferentes reações emocionais – como uma peça instrumental mais complexa que é perturbadora para algumas pessoas, ou uma canção com letra que incentiva associações com memórias pessoais, te distraindo mais facilmente. Há quem também relacione instintivamente música com lazer, o que não é legal na hora do trabalho.

  • Considere seus hábitos anteriores e sua rotina

Se você já escuta música no trabalho ficará menos distraído ao fazê-lo porque está mais acostumado. Além disso, esse hábito pode ser usado para evitar interrupções de estímulos externos (como barulho no escritório, por exemplo), mas também é possível que cause mais distração quando essa interrupção já aconteceu (como quando um colega te chama e você segue prestando atenção apenas na sua playlist por alguns minutos), logo vale manter-se atento para não prejudicar a sua produtividade. E, claro, na hora de dar o play, não se esqueça de considerar a complexidade da tarefa que você está realizando: quanto menos familiarizado com ela, maiores as chances de distração.

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