Quais são hard skills e soft skills mais importantes para sua empresa?

O LinkedIn divulgou as habilidades que as empresas mais procuram nos candidatos que possuem perfil na maior rede social profissional do mundo. Conheça quais skills são essas e prepare-se para conquistar sua vaga

Por 22 de junho de 2020Sua equipe

Você já deve ter percebido que o mercado vem passando por mudanças no que diz respeito às habilidades necessárias aos colaboradores das empresas. O LinkedIn identificou as habilidades que serão mais requisitadas em profissionais do mercado de trabalho no futuro, e isso nos dá uma boa perspectiva do que as empresas devem buscar em um candidato ou buscar desenvolver em suas equipes. 

A pesquisa feita com mais de 100 mil membros da maior rede social profissional e identificou as habilidades mais demandadas, dividindo-as entre hard, as habilidades técnicas, e soft skills, as habilidades comportamentais, aquelas que são próprias do ser humano.

Segundo o artigo, desenvolver uma soft skill é um dos melhores investimentos para se fazer em profissionais dentro da empresa, já que essas nunca irão “sair de moda”. “Além disso, a ascensão da Inteligência Artificial (IA) está apenas tornando as soft skills cada vez mais importantes, já que são precisamente o tipo de habilidade que os robôs não podem automatizar”, diz o artigo.

As soft skills mais importantes de 2020

Invista nas soft skills mais importantes e que trarão mais resultados para sua empresa, seja como crescimento profissional de seus colaboradores, como resultados financeiros para a companhia. O ranking do LinkedIn é:

1. Criatividade

No mercado contemporâneo, ter profissionais criativos é essencial não só para as posições diretamente ligadas à criatividade, como as da área das artes ou da publicidade, por exemplo. Em qualquer função é necessário encontrar soluções criativas para os novos problemas que as empresas enfrentam.

2. Persuasão

Estamos em um mundo cheio de informações e estímulos novos. Além de desenvolver um ótimo produto ou solução, as empresas precisam fazer com que as pessoas acreditem nisso. Sendo assim, um colaborador persuasivo, com grande capacidade de argumentação e de influenciar o outro é fundamental.

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3. Colaboração

Com projetos cada vez maiores e mais complexos (e agora muitas vezes à distância), a capacidade de trabalhar em conjunto se tornou essencial e é uma das soft skills mais demandadas pelas empresas.

4. Adaptabilidade

O mundo está em constante mudança, e as empresas estão valorizando cada vez mais o profissional que consegue se adaptar a elas. Segundo o artigo do LinkedIn, um profissional adaptável é importante “já que as soluções de ontem não resolverão os problemas de amanhã”.

5. Inteligência emocional

A habilidade de reconhecer as emoções, tanto as suas como as de outras pessoas, tem se tornado cada vez mais importante, uma vez que podem trazer informações importantes para servir de combustível para pensamentos e comportamentos mais produtivos.

As hard skills mais demandadas em 2020

Do lado das hard skills, ou seja, das habilidades técnicas, fica ainda mais claro que estamos em um mundo que caminha para ser cada vez mais digital.

As hard skills mais importantes para o mercado, segundo o LinkedIn, são:

1. Blockchain

Com o avanço do mundo digital, o conhecimento em blockchain tem ganhado bastante visibilidade nas empresas. O que começou como sendo uma solução de segurança para transações de Bitcoins, hoje pode ser utilizado por empresas das mais diversas áreas, desde bancos e instituições financeiras até empresas do segmento da saúde.

2. Computação em nuvem

Computação em nuvem é aquela que utiliza ferramentas armazenadas e processadas em local não fixo, que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo.

3. Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência artificial está presente em softwares ou mecanismos que podem simular a inteligência humana por meio do processamento de dados. Essa ferramenta está ligada diretamente às transformações no mercado, o que torna essencial que empresas encontrem profissionais com esse conhecimento ou que o desenvolva em profissionais de sua equipe.

4. Pensamento analítico

Conforme avançamos nas tecnologias digitais, mais coletamos dados. Com isso, é importante que as empresas tenham profissionais preparados e prontos para analisá-los de forma inteligente, tomando boas decisões a partir das informações disponíveis.

5. Design UX

A experiência do usuário, do inglês User Experience (UX), é o planejamento e a melhoria de tudo aquilo que influencia a interação do público com os sistemas e produtos digitais da empresa. Segundo o artigo do LinkedIn, “design UX é a chave para fazer um mundo digital funcionar para os seres humanos”, o que faz essa habilidade técnica ser uma das mais importantes para as empresas. 

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